Regras de utilização do Forum

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Regras de utilização do Forum

Mensagem  Dani em Ter Set 11, 2007 8:35 pm

Dani escreveu:Regras de utilização do Fórum
TecnoFuturo





Para usar este Fórum o Utilizador (User ou Membro) terá de respeitar estas
regras. Caso não concorde com as mesmas poderá sempre pedir para ser cancelada
a sua inscrição no Fórum através de uma Mensagem Pessoal (PM) para um
Administrador.



Entende-se por Membro ou User, uma pessoa que se tenha registado, de modo a
poder usar o Fórum de uma forma activa ou passiva. Não é necessário um registo
para consultar o fórum, contudo o mesmo é necessário para se poder participar e
para consultar áreas genéricas do fórum, quando atingido o estatuto para tal.



Apenas é permitido um registo por pessoa (utilizador). Caso sejam detectados
clones de utilizadores já registados os mesmos serão sancionados.



A utilização do Fórum TecnoFuturo é um privilégio e não um direito, pelo que os
seus Users devem respeitar as regras em vigor, que visam garantir o bom
funcionamento do fórum e criar um sistema de igualdade para todos os membros.





1. Direitos e deveres

Todos os Users têm os mesmos direitos e deveres independentemente da hierarquia
que têm no fórum (ver abaixo hierarquia, ponto 13).





2. Liberdade

Os Users são livres de expressar as suas opiniões como quiserem e entenderem
sobre o tema que entenderem. Não obstante, não é permitido no fórum (em
qualquer forma - seja ela texto, imagem ou outro qualquer tipo de meio):



* Pornografia (imagens explicitas, órgãos sexuais, links, etc. (são permitidas
imagens de erotismo no fórum "Babes"));

* Sites ou links para software pirata ou que visem à obtenção de software
pirata;

* Xenofobia / racismo / violência (e/ou promoção da mesma);

* Esquemas em pirâmide para obtenção de qualquer tipo de regalias;



Deve ser ainda tomada em consideração a Legislação Portuguesa e comunitária,
especialmente no que concerne à protecção dos Direitos de autor e copyright.





3. Participação

Dá-se liberdade aos Users para fazerem o número de posts que entenderem por
dia, contudo haverá um controlo por parte dos Moderadores para evitar a
multiplicação de mensagens sem qualquer interesse (SPAM). Se um User abusar do
SPAM, será notificado pelos Moderadores, de modo a corrigir o seu
comportamento.

O User é também incentivado a escrever correctamente, de uma forma legível para
todos os outros utilizadores.

Se o User reincidir em comportamentos que vão contra as regras do fórum, então
será suspenso ou banido do fórum.



Os posts colocados pelos Users são de consulta pública para todos os membros, e
passam a ser propriedade da TecnoFuturo, ficando integrados na base de dados do
fórum. Os posts não serão apagados mesmo que seja solicitada a eliminação da
conta por parte do User.



Smilies

É Aconselhável não fazer uso excessivo e incessante de smilies, quebras de
linha, cores, e tamanho de letras demasiado grande. Quanto mais
"complicado", mais confuso se torna o texto, logo mais difícil de
ler. Faça as coisas o mais simples possível.





4. Limitação de responsabilidade

Sendo este Fórum de Natureza Pública, a TecnoFuturo não poderá ser responsabilizada
pelos seus conteúdos ou pela forma como os Users aplicam a informação aqui
descrita.





5. Criação de tópicos (threads)

As threads deverão ser criadas dentro do Fórum correspondente. Na eventualidade
de nenhum dos fóruns corresponder ao tema do seu post, devem-no colocar no
fórum Geral (quando acessível ao utilizador). Os Moderadores poderão alterar a
colocação do post para um fórum que seja mais indicado.





6. Respeito pelos outros

Não são permitidos posts que contenham calão, agressões verbais, ofensas
pessoais aos Users sob nenhuma circunstância, mesmo para responder a
comportamentos menos condignos por parte de outro "User". Se tal
acontecer, deverá ser enviado um Report this post ou uma Private Message (PM)
para qualquer um dos membros do staff (Moderadores, SuperModeradores,
Administradores). Comportamentos deste género poderão levar à expulsão do
Fórum. Se um User se sentir ofendido deve imediatamente reportar a situação a
um membro do staff. Não serão aceites reclamações baseadas em PM's ou em
qualquer outro sistema que não sejam posts públicos no fórum. Qualquer
utilizador deste fórum que por motivo algum insultar outro utilizador, será
banido do fórum. O mesmo se aplica a um User que responda a insultos com
insultos (a acção correcta quando se é insultado é fazer um report ao post em
vez de responder).





7. Uso do search

Não devem ser colocados tópicos com perguntas ou assuntos já iguais a tópicos
já existentes (antes de se criar um novo tópico deve-se primeiro procurar se o
tema já foi tratado).





8. Promoção de outros sites

Não devem ser promovidos sites comerciais, contudo é perfeitamente permitido a
promoção de novos produtos que tenham a ver com as tecnologias de informação,
directa ou indirectamente. É também permitido falar sobre qualquer loja/site
comercial, desde que não com a finalidade de obter promoção/publicidade
gratuita.

Não é permitida a promoção de sites ou de fóruns sem fins comerciais, sem
primeiro obter permissão por parte do Staff do fórum, que deverá ser sempre
consultado por PM antes da colocação de qualquer thread com este objectivo.

Esta regra aplica-se não apenas a threads ou posts, mas também a assinaturas e
avatares.





9. Moderação

Os Moderadores deste Fórum reservam o direito de apagar ou alterar qualquer
tipo de post/thread que prejudique a estabilidade do mesmo e que vá contra as
regras do Fórum. Não será enviada PM ao User com a justificação, no entanto a
mesma poderá ser pedida ao Moderador pelo User via fórum Contacte o Staff
apenas.

Deve ter-se em conta também a hierarquia de moderação para cada fórum. Esta
hierarquia pode ser consultada aqui no ponto 13.





10. Resolução de problemas

A todos os membros é pedido para que qualquer assunto que considerem menos bem
resolvido por alguém do staff, o favor de efectuarem a respectiva exposição a
um SuperModerador e/ou Administrador. Qualquer thread aberta com um pedido de
esclarecimento ou reclamação noutro local que não no sub-forum Contacte o
Staff, será apagada e será considerada contrária às regras.





11. Regras específicas de Fóruns

Cada Fórum pode ter regras individuais, estas estarão numa thread sticky dentro
do respectivo fórum. Essas regras deverão ser consideradas como uma adição às
regras acima mencionadas.





12. Assinaturas, avatares e usernames

Os Users devem respeitar as regras das assinaturas e avatares de modo a tornar
o fórum o mais "legível" possível para todos. É de lembrar que o mais
importante é o conteúdo das mensagens/tópicos e não a assinatura/avatar.

Qualquer username, avatar ou assinatura que seja calão, pornográfico ou
intencionalmente provocatório será alterado ou eliminado pelo staff sem
qualquer aviso prévio.



Assinaturas

Pode ser usado:



* Até 5 linhas de texto (tamanho standard), com códigos do vBulletin;

* Uma imagem com o a resolução máxima de 700×100 pixel e o tamanho máximo de
30KB (30720 Bytes);

* Misto de texto e/ou imagem, não ultrapassando as regras definidas nos dois
pontos atrás (5 linhas de texto standard ou 700×100 pixel, não ultrapassando na
totalidade os 30KB);

* O limite de 30KB é sobre o total da assinatura, seja esta composta por uma ou
várias imagens.



Assinaturas que sejam claramente abusivas a estes limites serão apagadas sem
aviso prévio e será afixada uma mensagem "edited by techzone staff".



Em caso de abuso da utilização de assinaturas o utilizador pode ser impedido de
utilizar as mesmas.



As Regras das assinaturas são indicativas, não serão apagadas assinaturas que
não respeitem exactamente estes limites, desde que estejam dentro dos limites
do razoável e do bom senso.



Avatar

Dimensão máxima: 100×100 pixel.

Tamanho máximo: 14,6KB (1450 Bytes)



As regras dos avatares são definidas na própria configuração do Fórum, não
sendo possível passar estes limites.



Assinaturas ou avatares que façam publicidade explícita a sites comerciais que
não tenham a ver com a natureza do Fórum, ou que seja nitidamente uma tentativa
de angariar clientes, serão apagadas sem aviso prévio, e o User poderá ser
banido (em caso de reincidência).



Alguns exemplos:



* "Sponsored by www.mousesazuis.pt
- Mouses Azuis": OK

* "www.mousesazuis.pt ==> melhores preços em Portugal": NOT OK

* "www.pescoassim.pt - site sobre o meu clube de pesca": OK

* "www.pschipadas.pt - chipo playstations": NOT OK



Username (nicks)

Não serão tolerados nicks que:



* Contenham calão;

* Sejam nomes de sítios na Internet e/ou nomes de empresas;

* Sejam endereços de sites;

* Sejam endereços de correio electrónico;

* Sejam uma tentativa de se fazer passar por outro User já registado;



Cores dos nicks:



* Ainda por Definir



13. Hierarquia dos Users do Fórum.



* Administrador: User responsável pela gestão Global do Fórum.

* Super Moderador: User com capacidade para Moderar em qualquer Fórum.

* Moderador: User com capacidade de Moderar um ou mais fóruns
específicos.

* Colaborador: User responsável por dinamizar tópicos ou forums.

* Power Member: User com mais de 60 dias de inscrição e com participação activa
e válida no Fórum (sem SPAM), com capacidade de postar em todos os Fóruns.

* Membro: User com menos de 60 dias de inscrição e sem capacidade de
visualizar/participar em alguns fóruns específicos.

* Guest: Visitante do fórum, sem possibilidade de participar em nenhum fórum,
sem capacidade de visualizar alguns fórums.



Lista de Fóruns que requerem estatuto Power Member:



* Comunidade: Geral; Motores; Babes; Cinema, Música e Artes; Passatempos;
Anedotas e Curiosidades; Enigmas e Puzzles;

* Classificados: Compra-se; Vende-se; Price Check; Avaliação de compradores e
vendedores;



14. Bom senso

Este Fórum rege-se pelo bom senso dos seus utilizadores. Qualquer User que
tente contornar as regras deliberadamente, em benefício próprio ou para
prejudicar o Fórum será imediatamente advertido, e poderá levar à expulsão.





Recorda-se que o não cumprimento de qualquer uma das regras será motivo de
sanção, que poderá ir desde de um aviso até à restrição de acesso a um ou mais
Fóruns, ou inclusive ao BAN temporário ou definitivo do Fórum.



Todos os Users deverão cumprir as regras do fórum sem excepção.

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